Pular para o conteúdo

Brasileiros seguem com o sonho de deixar o Brasil aumentando a procura pela Cidadania Italiana em 200%

Atrasos nos processos dos Consulados italianos por conta de medidas de restrição somados a crise politica e econômica, solicitantes seguiram com sonho de deixar o Brasil o que fez aumentar em 200% na pandemia.

Um dos grandes motivos das pessoas descendentes de italiano optarem pela via judicial no Tribunal de Roma é pela baixa do preço do EURO, que de 7,20 no inicio da pandemia foi para em torno de 5,90, incentivando a procura de advogados italianos e aumentando a demanda de serviço no Studio legale Iadarola & Ferreira, assim produzindo novas oportunidades de emprego no escritório. Não paramos de contratar pessoas para agregar no nosso quadro de funcionários nesses últimos meses devido a grande procura.

Assim, mudar para outro país é o sonho de muitos brasileiros e esse plano pode ser um conto de fadas se a mudança incluir uma dupla cidadania. No Brasil, há muitas pessoas com descendência europeia, são famílias que começaram por aqui com a chegada de portugueses, espanhóis, italianos, holandeses, alemães entre outros.
A busca por uma melhor qualidade de vida, estabilidade financeira e melhores oportunidades em outros países já vinha aumentando nos últimos anos, mas a pandemia intensificou esse ritmo. Segundo a secretária-geral da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP, Gabriela Tiussi, a procura por dupla cidadania entre março de 2020 a março de 2021 chegou a aumentar 200% em alguns escritórios e consultorias de São Paulo.

Na verdade com empregos garantidos e cursos de pós-graduação e especialização no exterior, um passaporte europeu pode garantir descontos e bolsas o que faz muitas pessoas irem atrás de uma vida melhor com mais qualidade de vida e trabalho por isso muita gente acaba deixando o emprego e vendendo o que possui no Brasil antes de embarcar

Outro caminho hoje muito procurado por brasileiros são o de contratar advogados italianos para ingressar contra as filas dos consulados no Tribunal de Roma já que os Consulados estão parados.

Para dar início ao processo de cidadania, o solicitante precisa ter em mãos documentos que comprovem seu vínculo ao país desejado. No caso, certidões de nascimento dos parentes europeus que vieram ao Brasil ou outras certificações.
As assessorias podem ajudar na hora de buscar os documentos nos cartórios das cidades onde os parentes nasceram. Até o final do século 19, as igrejas eram responsáveis pela emissão de certidões de nascimento na Itália, e os consultores precisam entrar em contato com essas paróquias.
Também há casos em que os documentos foram destruídos em algum momento, como em guerras e outros conflitos mas isto não impedirá o direito.

Assim, o aumento pela dupla cidadania parece que não vai parar de CRESCER porque não há uma luz no fim do túnel para a ATUAL situação do Brasil, o país parece caminhar para o abismo como aconteceu como a Venezuela.
Desejamos que esta imensidão de descendentes de italianos consiga realizar seus sonhos com a mesma esperança que um dia seus parentes tiveram ao deixar a Itália para viver no Brasil.
Hoje, estes brasileiros fazem o caminho inverso em busca principalmente de uma vida segura, trabalho e dignidade, coisas que sua Pátria esqueceu de lhes dar.

× Como posso te ajudar?